PORTUGUÊS

Hispanoesfera considera que a Humanidade tem deixado atrás a Idade Contemporânea devido à generalização das novas tecnologias. O acesso a internet desde diferentes dispositivos eletrónicos tem mudado nossa forma de vida em todos os âmbitos. Na actualidade a informação já não é património de uma minoria e os dogmas impostos à sociedade estão a ser questionados graças a que temos uma maior capacidade de contrastar os dados para além as fontes de informação tradicionais. A doutrina oficialista está a sucumbir progressivamente ante as evidências de manipulação reiterada por parte dos diferentes governos e meios de comunicação afines ao poder.

No caso da Hispanidad temos sido vítimas de um constante desprezo e humillación para nossa cultura, nossa identidade e nossas raízes. Aos hispanos tem-se-nos negado a possibilidade de conhecer verazmente nosso passado para assim evitar que questionemos o processo de fragmentação da Hispanidad iniciado no século XVII e continuado até nossos dias. A tergiversación e a omissão de muitos dos acontecimentos acontecidos ao longo de nossa história levaram-nos à atual divisão do mundo hispânico. Fomentou-se o ódio irracional entre compatriotas até o ponto de negar que nossa identidade ficou totalmente constituída com a proclamación da Monarquia Hispânica no século XVI. Temos aceitado os postulados da Lenda Negra como verdades incuestionables desembocando numa nova corrente hispanófoba conhecida erroneamente como indigenismo que renega sistematicamente de nossa herança hispana. Qualquer senha de identidade proveniente de nosso legado hispânico é vilipendiada dando como resultado uma estéril confrontación entre a idiosincrasia ibéria e amerindia, com a finalidade de destruir qualquer vislumbre de identidade nos hispanoamericanos ao gerar um conflito interno que lhes obriga a eleger entre duas posições inexistentes pois convergiram faz mais de médio milenio.

Hispanoesfera reivindica a reunificação da Hispanidad através de uma Federação Hispânica baseada nas estruturas territoriais vigentes durante a etapa imperial até o século XIX. Esta federação estaria conformada por seis estados e suas fronteiras ver-se-iam determinadas pelos limites históricos dos cinco virreinatos americanos mais a península ibéria. A cada estado disporia de seu próprio governo e contaria com sua própria câmara de representantes eleita através de sufragio universal pelos habitantes do estado em questão. A sua vez existiria um governo federal e uma câmara federal de representantes eleita através de sufragio universal por todos os habitantes da nação. A bandeira que representaria a esta Federação Hispânica seria o emblema utilizado por este blog como senha de identidade (para conhecer seu significado pulsa sobre a imagem).

Bandeira da Federação Hispânica desenhada por Cabeleira Santoro
Existem muitas questões sem desenvolver no modelo de reunificação hispânica que propõe Hispanoesfera. No entanto este blog prefere abster das questões ideológicas e políticas derivadas de uma hipotética reunificação do mundo hispano já que seu objectivo primordial é reivindicar todo aquilo que nos une. ¡Viva a Hispanidad!